Posicionamentos Natura

Testes em animais

A Natura não realiza testes em animais

Marcos Vaz, diretor de serviços técnicos, esclarece que a Natura eliminou completamente os testes em animais em 2006.

Ouça a entrevista.

Acreditamos na relação do indivíduo consigo mesmo e na que ele estabelece com o outro, respeitando a natureza. Almejamos que nossos produtos, nossa rede de relações e nosso comportamento empresarial contribuam para que cada um se perceba como parte integrante da cadeia da vida, valorizando e considerando o planeta e sua diversidade.

Desde dezembro de 2006, a Natura não realiza testes em animais para avaliação de segurança e eficácia durante o desenvolvimento de seus produtos ou de matérias-primas exclusivas. Essa decisão está totalmente alinhada com nossa razão de ser, que se traduz no desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços que promovam o bem estar bem.

A fim de garantir a eficácia e a segurança de nossos produtos, sem utilizar os animais em nossos testes, utilizamos as mais avançadas técnicas mundiais de avaliação que incluem modelos computacionais, pesquisa e revisão contínua dos dados publicados em literatura científica do mundo todo e testes in vitro, que também são aceitos pela comunidade científica internacional como alternativa ao uso de animais. Além disto, contamos com uma equipe de cientistas que busca continuamente trabalhar com as mais avançadas tecnologias para tornar as avaliações cada vez mais precisas e eficazes.

Seguindo o nosso compromisso com a verdade, presente em nossas crenças fundamentais, esclarecemos que parte das matérias-primas atualmente utilizadas pela indústria cosmética em todo o mundo, inclusive pela Natura, já foi, um dia, testadas em animais, quando não havia outra metodologia disponível.

Nossos fornecedores conhecem nosso posicionamento com relação à realização de testes em animais. De qualquer forma, sabemos que é possível que um fornecedor de nossa cadeia possa realizar testes de matérias-primas em animais para atender outras empresas, atuantes em mercados ou setores em que tais testes são exigidos para fins regulatórios.

Na Natura, buscamos atuar como protagonistas com relação a esse tema e, assim, formamos uma rede de parcerias com o meio acadêmico, laboratórios e entidades de classe a fim de difundir e estimular a prática de eliminar testes em animais no segmento cosmético local e internacional.