Posicionamentos Natura

Parabenos

Parabenos são compostos utilizados como conservantes antimicrobianos em produtos alimentícios, farmacêuticos e cosméticos¹.

Constituem uma série homóloga de ésteres do ácido p-hidroxi-benzóico os compostos de cadeia curta: metil-, etil-, propil-parabeno e de cadeia longa: isopropil-, butil-, isobutil-, benzil-parabeno entre outros e são utilizados na forma pura ou combinada para evitar a deterioração dos produtos por microorganismos comumente encontrados no ambiente.

Nos últimos anos, os parabenos de cadeia longa passaram a receber atenção, por suspeita de possíveis atividades nocivas à saúde, ainda que não haja consenso científico a respeito.

Os principais agentes antifúngicos utilizados em cosméticos são os parabenos de cadeia curta, sendo bastante empregados devido à baixa toxicidade, longo histórico de uso e segurança comprovada. Ainda assim, estes podem ser confundidos com as versões controversas dos parabenos.

Em função disso, a Natura decidiu eliminar essas substâncias em novos desenvolvimentos. Desta forma, não usamos parabenos em novas fórmulas e toda a nossa produção estará isenta de parabenos a partir de 01 de Dezembro de 2010.


Publicado em 07/11/2008